METODOLOGIA
Essa metodologia foi desenvolvida para ser praticada pelos consultores da JMA CONSULTORIA na adequação de Sistemas de Gestão de seus clientes aos requisitos das normas em referência ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.
CICLO DE PALESTRAS
Estas palestras são ministradas a todos os funcionários da empresa, envolvendo a Diretoria, Gerências e pessoal operacional. Tem o objetivo de mostrar aos participantes o conceito do termo "Qualidade" e os fundamentos das Normas do sistema de gestão, seus benefícios e conscientizar a todos quanto à necessidade de sua participação para o sucesso do programa de implantação.
Estas palestras são ministradas a todos os funcionários da empresa, envolvendo a Diretoria, Gerências e pessoal operacional. Tem o objetivo de mostrar aos participantes o conceito do termo "Qualidade" e os fundamentos das Normas do sistema de gestão, seus benefícios e conscientizar a todos quanto à necessidade de sua participação para o sucesso do programa de implantação.
Mostra também, os aspectos gerais da certificação do Sistema de Gestão. Estas palestras são ministradas durante o início dos nossos trabalhos e no decorrer do processo de implantação, a JMA CONSULTORIA poderá repetir o ciclo de palestras e/ou identificar necessidade de desenvolvimento de novos temas.
DIAGNOSE
Tem por objetivo realizar um levantamento geral da empresa, no que se refere às necessidades de implantação do sistema de gestão. Esta análise será executada através de entrevistas com encarregados, gerentes e diretores da empresa contratante. Os pontos a serem analisados nesta fase são:
Tem por objetivo realizar um levantamento geral da empresa, no que se refere às necessidades de implantação do sistema de gestão. Esta análise será executada através de entrevistas com encarregados, gerentes e diretores da empresa contratante. Os pontos a serem analisados nesta fase são:
- O fluxo global de atividades da empresa (desde vendas até a entrega de produtos e serviços);
- Os fluxos de produção e/ou execução de serviços;
- As informações necessárias à qualidade dos produtos e serviços;
- As relações entre departamentos;
- Os principais problemas com fornecedores;
- As exigências legais;
- As atividades de atendimento a clientes; etc.
ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO
- a) Análise da sistemática a ser adotada para elaboração de procedimentos;
b) Mapeamento dos processos da organização;
c) Planejamento do sistema de gestão da organização;
d) Estabelecer a política da do sistema de gestão assim como os objetivos e metas;
e) Criação de procedimento mandatários do sistema de gestão;
f) Elaboração das instruções de trabalho necessária para a implementação do sistema de gestão;
g) Identificação das responsabilidades/necessidades de treinamento de cada colaborador.
PREPARAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO SGQ
O consultor da JMA CONSULTORIA, juntamente com o interlocutor elaborar o Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade, contendo o macro fluxo dos processos do Sistema, os fluxogramas de cada processo com respectivos recursos necessários, registros a serem mantidos, entradas e saídas dos mesmos, formas de monitoramento e indicadores de desempenho.
IMPLANTAÇÃO DOS REQUISITOS NORMATIVOS
A implantação de cada requisito do sistema de gestão adotado será definido em cronograma, e poderá ser da seguinte forma:
- análise de todas as atividades relacionadas com o item em implantação, através de visita aos setores envolvidos e entrevista com os executantes das atividades;
- reunião com todos os envolvidos na atividade em questão, para explicar a eles o requisito em implantação, as interfaces entre departamentos da empresa, os registros a serem gerados durante a execução das atividades, a importância da atividade em relação ao sistema da qualidade, etc.;
- análise de todas as atividades relacionadas com o item em implantação, através de visita aos setores envolvidos e entrevista com os executantes das atividades;
- reunião com todos os envolvidos na atividade em questão, para explicar a eles o requisito em implantação, as interfaces entre departamentos da empresa, os registros a serem gerados durante a execução das atividades, a importância da atividade em relação ao sistema da qualidade, etc.;
- a) estabelecimento de todos os registros necessários ao controle das atividades em questão:
b) verificação do documento elaborado, analisando desde a redação do mesmo até o atendimento aos requisitos operacionais;
c) implantação do documento elaborado, através de reunião com todos os envolvidos
ELABORAÇÃO DO MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO
O Manual Do sistema de gestão será elaborado dentro dos mesmos princípios apresentados para a implantação dos requisitos normativos.
ACOMPANHAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO
Mensalmente a JMA CONSULTORIA apresentará à diretoria da empresa, um relatório contendo todos os requisitos implantados no período, demonstrando:
a) os documentos elaborados;
b) os requisitos implementados;
c) os itens pendentes, que não foram resolvidos até a elaboração do relatório e as respectivas responsabilidades por essas pendências;
d) as ações a serem tomadas para eliminar as pendências.
a) os documentos elaborados;
b) os requisitos implementados;
c) os itens pendentes, que não foram resolvidos até a elaboração do relatório e as respectivas responsabilidades por essas pendências;
d) as ações a serem tomadas para eliminar as pendências.
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Com o objetivo de se obter maior eficiência na implantação dos requisitos em questão, a JMA CONSULTORIA dispõe de um serviço gratuito para eliminação de dúvidas. Esse serviço pode ser utilizado pela EMPRESA CLIENTE através de telefone, ou e-mail imediatamente. assim, sua empresa não fica esperando a visita do consultor.
CERTIFICAÇÃO GARANTIDA
Contratualmente, a JMA CONSULTORIA se compromete, sem ônus adicional ao cliente, refazer/implementar toda e qualquer exigência resultante de auditorias realizadas com base nas normas do sistema de gestão adotado, desde que os comentários efetuados sejam decorrentes de falhas sistêmicas.